O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Localizada no norte do Paraná, Londrina é uma cidade que combina urbanismo com áreas verdes, arte, cultura e uma história fascinante. A cidade foi fundada em 1934 e se desenvolveu rapidamente graças ao ciclo do café e, hoje, podemos dizer que é um importante polo econômico, educacional e turístico da região.
Se você está pensando em visitar a cidade, listamos 5 pontos turísticos em Londrina que merecem entrar no seu roteiro em 2025. Confira!
Quando falamos dos pontos turísticos em Londrina, é impossível não começar pelo Lago Igapó. Este conjunto de lagos artificiais é o coração da cidade quando o assunto é lazer ao ar livre. Dividido em quatro partes (Igapó I, II, III e IV), o Lago Igapó é resultado do represamento do Ribeirão Cambé e foi projetado para conter enchentes, mas se tornou um espaço importantíssimo de Londrina.
O Igapó I é o mais frequentado, com calçadões para caminhadas, pistas de corrida, ciclovias e uma bela vista do pôr do sol. Ao redor do lago, moradores e visitantes aproveitam para praticar esportes, fazer piqueniques ou simplesmente contemplar a natureza. Já o Igapó II oferece áreas para esportes náuticos. Um passeio pelo Lago Igapó é garantia de tranquilidade, contato com a natureza e vistas belíssimas.
Outro destaque entre os pontos turísticos em Londrina é o Jardim Botânico, localizado na zona sul da cidade. Com 48 hectares de área, o espaço foi inaugurado em 2006 com o objetivo de proteger o bioma local, promover educação ambiental e oferecer um ambiente de lazer para a população.
No Jardim Botânico de Londrina, você encontra diferentes tipos de trilhas, estufas com plantas nativas, espelhos d’água e áreas para piqueniques. Uma das trilhas mais famosas leva até uma torre de observação com uma vista indescritível da vegetação. Além de sua importância ambiental, o local é ótimo para quem busca um momento de contemplação e silêncio em meio ao verde.
A entrada é gratuita e o espaço funciona de terça a domingo. É uma excelente opção para famílias, casais e amantes da natureza que desejam conhecer mais sobre a flora da região.
Quem se interessa por história vai se encantar com o Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”. Localizado na antiga Estação Ferroviária, o museu é um dos mais importantes espaços culturais da cidade e guarda documentos, objetos, fotografias e exposições que contam a trajetória da cidade desde os tempos da colonização.
Os ambientes do museu são bem organizados e temáticos: há salas que abordam o ciclo do café, a chegada dos imigrantes, os antigos comércios, o desenvolvimento urbano e até o cotidiano das famílias londrinenses no século XX. Além disso, o prédio em si é um atrativo, com sua arquitetura que remete ao início do século passado.
Visitar o Museu Histórico é uma forma de compreender o contexto da cidade e o papel que ela teve na expansão econômica do Paraná. Um lugar especial na lista dos pontos turísticos em Londrina para quem valoriza cultura e memória.
A Catedral Metropolitana de Londrina, também conhecida como Catedral Sagrada Família, é uma das construções mais importantes da cidade. Localizada no centro, ela chama atenção pela arquitetura moderna e imponente. Seus vitrais coloridos, bem como o teto alto e o ambiente silencioso, a igreja convida te convida a contemplar — seja você religioso ou apenas admirador de arte sacra.
A catedral atual foi construída na década de 1970, substituindo a primeira capela de madeira da cidade. O projeto arquitetônico é assinado por Eduardo Rosso e impressiona pela combinação de linhas arrojadas com elementos clássicos da fé católica. Durante o ano, a catedral é palco de missas, celebrações e eventos religiosos importantes.
Para quem gosta de arquitetura ou busca um momento de paz no centro, a Catedral é um local imperdível entre os pontos turísticos em Londrina.
Você gosta de velocidade? Então o Autódromo Internacional Ayrton Senna precisa estar no seu roteiro. Inaugurado em 1992, o autódromo é considerado um dos melhores do Brasil, com uma pista de 3.146 metros e estrutura completa para receber grandes eventos do automobilismo nacional.
Além de provas como Fórmula Truck e Stock Car, o autódromo também recebe eventos musicais, feiras e shows. A infraestrutura conta com arquibancadas, boxes e área para alimentação, tornando o local perfeito para um dia cheio de emoção.
Mesmo quando não há eventos programados, é possível visitar os arredores do complexo e conhecer mais sobre a história do automobilismo na cidade. Sem dúvida, é um dos mais diferentes pontos turísticos em Londrina, ideal para quem busca algo fora do convencional.
A melhor época do ano para conhecer os pontos turísticos na cidade paranaense depende de cada viajante. No entanto, os meses de abril a setembro oferecem um clima mais ameno, com menos chuvas e céu limpo. Nessa época, os turistas podem fazer suas atividades ao ar livre. Raramente, as temperaturas caem para menos de 10º C no inverno.
Durante o verão, Londrina apresenta dias muito quentes, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 32°C, e alta incidência de chuvas, especialmente no final da tarde. Embora o verão tenha sua beleza, ele não é o mais indicado para visitar pontos turísticos ao ar livre — trilhas, passeios no lago e eventos externos podem ser prejudicados. Neste caso, há o benefício dos dias mais longos, a cidade está mais tranquila em janeiro e os hotéis oferecem preços mais baixos para hospedagens.
Se quer viajar para Londrina, pode fazer isso com economia e praticidade com a Gontijo!
Com décadas de experiência no transporte rodoviário, a Gontijo se destaca não só pelo compromisso com os clientes, mas com a pontualidade e a economia também. Já pensou ir e voltar com a certeza de que está em ônibus revisados e nas mãos de motoristas treinados e capacitados?
Com conforto e comodidade, você chega ao seu destino pronto para aproveitar o que ele tem de melhor. Compre sua passagem!