O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Juiz de Fora é uma cidade bastante conhecida no interior de Minas Gerais. Com diferentes atrações turísticas, o município pacato recebe visitas de diferentes regiões do Brasil ao longo de todo o ano, mas você sabe o que ele tem de tão especial? Bem, Juiz de Fora remonta ao Ciclo de Ouro no Brasil, o período colonial. Se você quer conhecer os pontos turísticos em Juiz de Fora e ficar por dentro de tudo o que aconteceu lá no passado, este artigo é para você.
Continue a leitura e conheça os melhores pontos turísticos da cidade!
Juiz de Fora é uma cidade tranquila, situada no interior de Minas Gerais, que se destaca por seus diversos pontos turísticos.
Com um rico acervo cultural e natural, o município combina atrações urbanas e áreas verdes e oferece opções tanto para quem aprecia visitar museus e edifícios históricos quanto para aqueles que buscam contato com a natureza.
O destino recebe visitantes de braços abertos, sejam eles amantes da história ou da natureza. Cada atração turística revela um pouco do desenvolvimento de Juiz de Fora, remontando ao período do Ciclo do Ouro.
Por ser uma região de difícil acesso, o local permaneceu praticamente intocado até o século XIX, preservando muitas de suas características originais.
Há muito o que fazer por lá e, se você quer descobrir os melhores pontos turísticos em Juiz de Fora, pegue o papel e a caneta que vamos listá-los a seguir!
Na lista dos melhores e principais pontos turísticos em Juiz de Fora, estão:
O Parque da Lajinha é uma das principais áreas verdes de Juiz de Fora, ideal para momentos de lazer, entretenimento e turismo ecológico. Com uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica do município, sua vegetação é caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana, que abriga diversas espécies de fauna e flora. É um espaço perfeito para quem busca contato com a natureza.
Ele fica aberto de terça a domingo, das 08h às 17h. Segundas e feriados, o espaço é fechado. Não é necessário contratar um guia para conhecer o lugar, e a entrada é gratuita.
Também conhecido como Morro do Imperador, este é um dos pontos turísticos mais visitados de Juiz de Fora. Com 930 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica perfeita da cidade. Seu nome original, Morro do Imperador, tem origem em 1861, quando Dom Pedro II visitou o local para contemplar a paisagem e o céu estrelado.
O morro funciona todos os dias por 24 horas, incluindo feriados. A entrada é gratuita e não é necessário contratar um guia.
O Parque Mariano Procópio é um espaço que reúne história, arte e natureza. Construído em 1861 por Mariano Procópio para receber a família imperial de Dom Pedro II, o local foi transformado no século XX no primeiro museu particular de Minas Gerais. Seu acervo possui mais de 45 mil itens, divididos em duas seções:
O Cine Teatro Central é o principal exemplar arquitetônico da década de 1920 em Juiz de Fora. Originalmente projetado para apresentações de óperas, balés e orquestras, o espaço passou a funcionar também como cinema a partir dos anos 1930, tornando-se um Cine Theatro. Sua imponência e história o tornam um marco cultural da cidade.
O teatro funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, permanece fechado. A visita é autoguiada e a entrada também é gratuita.
A antiga Estação Ferroviária, construída em 1929, hoje abriga o Museu Ferroviário. O local ocupa cinco salas do edifício com centenas de peças históricas, incluindo antigas locomotivas, que narram a trajetória da Estação Leopoldina e do transporte de cargas e passageiros. É uma parada imperdível e obrigatória para os amantes de história e ferrovias.
Com funcionamento de segunda a sexta, das 09h às 17h, você não paga nada para conhecer o lugar.
A Casa de Cultura é um espaço multifuncional voltado à promoção da arte e do conhecimento. Conta com galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmoteca, salas de vídeo e leitura, anfiteatro, praça e uma cafeteria. O espaço também sedia o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, oferecendo cursos e atividades acadêmicas.
Para quem quer visitar os pontos turísticos em Juiz de Fora, pode viajar tranquilo, sabendo que a maioria dos destinos funciona quase todos os dias, incluindo finais de semana. Para entrar na Casa de Cultura, você não paga nada.
Juiz de Fora é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano, mas sua escolha de época dependerá do tipo de experiência que você deseja.
De março a agosto, as temperaturas são amenas, com noites mais frias, o que pode ser ideal para passeios ao ar livre e para apreciar a paisagem montanhosa.
De setembro a novembro, o clima é agradável, perfeito para caminhar pelos parques e áreas verdes da cidade.
Já entre dezembro e fevereiro, durante o verão, o tempo está quente e fresco durante a noite, perfeito para atividades ao ar livre e para curtir os espaços verdes.
Independente da época do ano que escolher, a Gontijo te leva até a cidade mineira com economia e segurança. Que tal comprar sua passagem de ônibus para Juiz de Fora com a gente, hein?!
Quer conhecer cada um dos pontos turísticos em Juiz de Fora? A Gontijo te leva até lá!
Viajar com a Gontijo é garantia de conforto, segurança e praticidade. A empresa, com décadas de experiência, se destaca como uma das principais operadoras de transporte rodoviário no Brasil.
Nossos ônibus são equipados com poltronas reclináveis, para garantir o máximo de conforto durante o longo trajeto. Os veículos são revisados regularmente para garantir uma viagem tranquila, e os motoristas, além de treinados, são testados antes e depois de cada viagem.
Com passagens acessíveis e promoções imperdíveis, facilitamos a sua viagem para diferentes regiões do Brasil. Acesse o nosso site e compre suas passagens hoje mesmo!