O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Pode ser que o Santuário Nacional de Aparecida já tenha surgido no seu caminho, em uma conversa casual, numa placa na estrada ou como um lugar que você gostaria de conhecer. E não é por menos, afinal a igreja católica é considerada a segunda maior do mundo! Ali, fé, tradição e cultura popular vibram em harmonia de forma única.
Quando você entra no local, é difícil não se impressionar logo de cara, seja pelo tamanho do centro ou a luz colorida dos vitrais refletindo no chão. As esculturas espalhadas e os cheiros de velas se misturando com o das tapiocas fresquinhas, são outros detalhes que chamam a atenção.
Se quer conhecer o Santuário Nacional de Aparecida, este artigo é para você. Continue a leitura para saber mais!
Já se perguntou como começou a história do Santuário de Aparecida? Em 1717, três pescadores lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul. Em vez de peixes, resgataram primeiro o corpo e depois a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. Logo depois, relatos de milagres começaram a se espalhar.
A primeira capela foi construída ali mesmo, no vilarejo. Com o tempo, vieram as romarias, os altares improvisados e as velas acesas. A construção do novo templo, atual Santuário Nacional de Aparecida, começou em 1955. Hoje o lugar atrai mais de 200 mil pessoas por ano.
Para quem deseja vivenciar de perto esse destino tão significativo para a fé católica, vale começar a se planejar com calma. Várias empresas de transporte oferecem acesso facilitado à cidade, especialmente em períodos de maior movimento.
Se está organizando sua visita à cidade da padroeira do Brasil, mas ainda não decidiu qual é a melhor época para viajar até São Paulo, a seguir, descubra em quais meses a região fica mais movimentada e quando ela oferece um clima mais tranquilo para você aproveitar:
Sua primeira visita à Basílica de Aparecida do Norte pode ser um tanto intensa. Afinal, há muita informação, muito movimento, cheiros e sons. Pensando nisso, separamos algumas sugestões que vão te ajudar a tornar essa experiência mais tranquila:
Se você acha que a experiência no interior de São Paulo termina na Basílica, está enganado. O Santuário faz parte de um complexo maior, cheio de espaços que valem a pena a visita para um turismo religioso.
Abaixo, dê uma olhada nos lugares que você também pode conhecer por lá:
Já pensou em caminhar pelo mesmo caminho onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada? O Caminho do Rosário, com cerca de 1.300 metros, conecta a Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguaçu, passando bem ao lado do Rio Paraíba do Sul.
Durante a caminhada, você vai encontrar 20 esculturas que contam a história da região. O trajeto leva em torno de uma hora e meia e é tranquilo para todas as idades.
Para admirar Aparecida sob uma nova perspectiva, a subida até o mirante da Torre da Basílica é uma escolha que vale a pena. A estrutura tem cerca de 109 metros, contando com a cruz no topo. O acesso é feito por elevador, e lá de cima dá pra ter uma vista de 360 graus da cidade da Padroeira, do Santuário e até do Rio Paraíba do Sul.
O ingresso pode ser adquirido na entrada da Torre ou em pontos de venda dentro do Santuário. O valor varia conforme o circuito escolhido, custando entre 15 e 35 reais por pessoa. Estudantes com carteirinha, crianças de 6 a 12 anos e pessoas com mais de 60 anos pagam meia.
Construída na década de 70, a capela é um dos locais mais procurados pelos visitantes. A decoração remete à Sarça Ardente, passagem bíblica em que Deus fala com Moisés através do fogo.
Neste espaço, você pode acender uma vela como forma de expressar sua fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. A capela funciona de segunda a sexta, das 6h às 19h, e aos fins de semana a partir das 5h
Caso você esteja montando um roteiro de fim de semana, o centro de apoio aos romeiros é uma parada que vale a visita. Além de acolher milhares de devotos, o espaço oferece conforto, lazer e praticidade para quem passa pelo interior do estado de São Paulo.
Conhecido como "shopping dos romeiros", o local tem uma estrutura ampla com telhados alaranjados que você logo reconhece. São mais de 330 lojas, 32 quiosques, 27 restaurantes e banheiros à disposição. Por lá, dá pra encontrar de tudo: terços, imagens, livros, camisetas, brinquedos, eletrônicos e até cosméticos.
Ficou com vontade de conhecer o Santuário Nacional de Aparecida? Então vale a pena considerar meios de transporte que aliam conforto e bom custo-benefício. Que tal viajar de ônibus? A Gontijo, por exemplo, disponibiliza opções com preços acessíveis e condições especiais para pessoas de baixa renda, idosos e PCDs.
Que tal começar a planejar sua próxima viagem agora mesmo? Acesse o site oficial da Gontijo, escolha um horário de sua preferência e compre passagens com preço justo, sem taxas extras.