
O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Quando pensamos no sudeste do Brasil, normalmente os destinos mais lembrados são os grandes centros turísticos de sempre, cidades que, pela fama, acabam deixando outros lugares igualmente interessantes em segundo plano.
É o caso do Espírito Santo. Apesar de receber menos atenção que seus vizinhos, o estado conta com diversas atividades culturais, litorâneas e históricas que tornam qualquer viagem muito mais interessante do que você imagina.
E Vitória, a capital capixaba, é um ótimo exemplo disso. Com boa gastronomia e atividades para fazer, é quase impossível chegar à cidade e não se perguntar: o que fazer em Vitória? Para te ajudar, vamos listar os principais pontos turísticos da capital e explicar o que cada um tem de especial. Confira!
Se está buscando o que fazer em Vitória, podemos separar as atrações do dia e da noite. Que tal? Durante o dia, a capital conta com diferentes pontos turísticos que explicam como a cidade se formou, o que é ótimo para quem quer conhecer um pouquinho da cidade ou das praias:
Bem no centro histórico, fica o Palácio Anchieta, uma das construções mais importantes da região. Sede do governo estadual, ele se destaca pela arquitetura e pelo acervo que conta parte da história política e cultural do Espírito Santo.
As visitas são guiadas e 100% gratuitas: os turistas passam por um salão de ouro, visitam o túmulo do Padre José de Anchieta, confere como as construções eram feitas de conchinhas do mar antigamente e passam por cômodos específicos da casa, cada um com uma história interessante.
Um dos locais mais queridos pelos capixabas, o Parque Pedra da Cebola é amplo, arborizado e tem uma formação rochosa que lembra uma cebola, e isso é o que dá nome ao lugar.
O parque possui áreas para caminhada, gramados, jardins e espaços para observar a paisagem. É um lugar agradável para passar a manhã ou o fim da tarde, especialmente se você gosta de ambientes tranquilos.
Localizada no centro histórico, a Capela de Santa Luzia é considerada o edifício mais antigo de Vitória. Pequena, simples e charmosa, ela guarda séculos de história e representa um dos primeiros marcos arquitetônicos da cidade.
O entorno da capela também vale a visita, já que o centro histórico reúne ruas antigas, praças e outros prédios importantes que ajudam a montar uma visão mais completa da capital capixaba.
Embora seja propícia para banho, a Praia de Camburi é mais voltada para a prática de atividades físicas, principalmente fora da alta temporada. É comum ver os turistas e moradores andando de bicicleta, caminhando ou jogando vôlei e futebol. Não há muitos quiosques em seu entorno, o que dificulta o passeio de quem quer passar o dia todo na areia. Mas vale a visita pelo visual, que é bem bonito.
Com uma pegada bem diferente da Praia de Camburi, a Praia Curva da Jurema é uma das mais famosas da cidade e, por isso, é a mais movimentada também. Com uma variedade de vendedores ambulantes e restaurantes à beira-mar, ela é totalmente indicada para banhos. Tranquila e com poucas ondas, até os pequenos podem aproveitar o dia inteiro na água. A areia é fofa, e o cenário é um dos mais bonitos de Vitória.
Pode adicionar a Praia Curva da Jurema na sua lista sobre o que fazer em Vitória. É um lugar que vale muito a pena conhecer!
O Solar Monjardim é um museu instalado em uma antiga residência colonial. Seu interior conta com móveis, objetos e elementos arquitetônicos que ajudam a contar e ilustrar o cotidiano das famílias tradicionais da época.
A visita ao museu proporciona um olhar interessante sobre o passado e complementa bem o roteiro pela cidade.
Agora que você já sabe o que fazer em Vitória na parte do dia, vejamos os pontos turísticos mais famosos da parte noturna.
Quando o sol se põe, a cidade assume um clima mais leve, típico de cidade grande mas com um toque de interior. Como a cidade recebe pouca concentração de turistas, não é comum ver muvuca nas principais atrações da cidade. Por isso, se você quer saber o que fazer em Vitória de noite, aqui vão mais 3 opções de passeios:
Esse é o principal ponto de bares e restaurantes da cidade. O clima é descontraído, com várias opções de cardápios e ambientes. É um bom lugar para experimentar pratos capixabas ou porções mais simples, além de aproveitar a música ao vivo em alguns estabelecimentos.
A Rua da Lama é também uma opção interessante para quem está em busca de barzinhos e restaurantes. Ponto de encontro de moradores e universitários, é aquele lugar onde você sabe que a vida noturna e boêmia acontecem.
O Shopping Praia da Costa fica num município vizinho de Vitória, em Vila Velha. De carro, são poucos minutos até o lugar, e os turistas podem aproveitar lojas com bons preços e ainda curtir um passeio em família. Opções de restaurantes a la carte também não faltam. E para ficar ainda melhor: se você estiver de carro, o estacionamento é gratuito.
Por fim, mas não menos interessante, se você faz parte do time de pessoas que gostam de pedalar ou fazer caminhadas noturnas, vale a pena finalizar o dia na Enseada do Suá.
A Enseada do Suá é um bairro muito conhecido de Vitória, localizado na parte continental da cidade. Ele fica entre a Praia de Camburi, o bairro Santa Lúcia, Bento Ferreira e próximo à Praça do Papa, ou seja, está numa área central e de fácil acesso, tanto para quem está hospedado na Praia do Canto quanto para quem chega pela região da Reta da Penha.
Agora que você já sabe o que fazer em Vitória tanto de dia quanto à noite, é hora de começar a planejar a sua ida até lá.
Se ainda não sabe como chegar a Vitória, nós, da Gontijo temos a solução para você: com linhas diretas para a capital capixaba, oferecemos descontos exclusivos aos nossos clientes, uma frota moderna e confortável, com ônibus revisados e uma equipe preparada para te levar até o Espírito Santo com a comodidade que você merece. Acesse agora mesmo o nosso site, fique de olho em nossas promoções e compre sua passagem!










