O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
São Paulo é uma cidade marcada pela diversidade cultural, histórica e artística. Como o maior centro urbano do Brasil, oferece uma infinidade de opções para quem deseja praticar o turismo cultural e conhecer suas riquezas, desde museus e centros históricos até bairros que contam histórias de imigrantes e tradições.
Um roteiro de turismo cultural em São Paulo é a pedida certa para mergulhar na essência da cidade e descobrir a mistura única de modernidade e patrimônio que faz dela um destino fascinante.
Se está em busca de um roteiro, confira o que a Gontijo preparou para você!
De forma geral, o turismo cultural é uma forma de viajar que valoriza o contato com a cultura local e que envolve experiências relacionadas à história, à arte, à culinária, a tradições, ao patrimônio material e imaterial, aos festivais e às manifestações culturais.
O objetivo é aumentar o conhecimento acerca da identidade cultural de uma região, a fim de promover uma conexão mais rica e significativa com o destino.
Praticar o turismo cultural em São Paulo é uma experiência enriquecedora, pois a cidade é um dos maiores centros culturais do Brasil. E, para te ajudar nessa missão, fizemos questão de mostrar os melhores lugares para praticar a atividade. Confira a seguir!
Confira os 8 destinos que escolhemos para você praticar o turismo cultural em São Paulo:
Localizado no histórico edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, o Museu da Imigração preserva a memória dos imigrantes que chegaram a São Paulo e contribuíram para a formação cultural e econômica da cidade.
O espaço exibe documentos, objetos pessoais e registros que retratam a experiência migratória, além de permitir ao visitante consultar acervos com registros de chegada. O espaço funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h.
Localizado no Parque da Independência, este museu está intimamente ligado à história do Brasil, sendo palco da celebração da Independência em 1822. Após uma restauração, o espaço passou a combinar exposições de arte e história, além de áreas interativas. A arquitetura neoclássica e os jardins no estilo francês tornam o local ainda mais atraente.
Um dos museus mais populares do Brasil, o MASP é conhecido tanto pelo seu acervo, que inclui obras de Van Gogh, Monet, Portinari e Anita Malfatti, quanto pela sua arquitetura moderna, projetada por Lina Bo Bardi. O prédio, suspenso por colunas, é um marco na Avenida Paulista. Além de exposições permanentes e temporárias, o museu oferece eventos culturais e atividades educativas.
O famoso bairro da zona sul é uma mistura de urbanidade e tradição. Um dos principais espaços culturais e de lazer da região é o Sesc Santo Amaro, que oferece uma infinidade de atividades. Com apresentações de dança, teatro e música, o local é um verdadeiro polo cultural. Mais do que isso, o espaço conta com piscina, quadra poliesportiva, academia e comedoria.
A Catedral de Santo Amaro, por outro lado, é uma construção de 1924 que simboliza o orgulho da comunidade santamarense. Tombada como patrimônio histórico, passou recentemente por um processo de restauração para atender melhor os fiéis e preservar sua importância cultural e arquitetônica.
Bairro de forte influência japonesa, a Liberdade encanta com suas lanternas típicas que lembram países asiáticos, mercados locais e restaurantes que oferecem pratos como sushi e lámen. Aos finais de semana, a Feira da Liberdade atrai moradores e turistas com artesanato e comida típica, como sushis, yakisoba, temaki e muito mais . É uma excelente oportunidade para conhecer templos budistas e vivenciar a cultura oriental.
Considerado um dos bairros mais antigos de São Paulo, a Freguesia do Ó conserva um ar de vila, com ruas estreitas e casas históricas. É famosa pela Igreja Nossa Senhora do Ó, construída no século XVII, e pela rica cultura gastronômica, com destaque para bares que oferecem pratos típicos como a feijoada e o virado à paulista. O bairro é conhecido por preservar suas tradições e seu caráter comunitário, mesmo em meio ao crescimento urbano.
O Mercadão é um dos principais pontos turísticos da cidade, famoso pela variedade de produtos, como frutas exóticas, especiarias e queijos. É impossível visitar o local sem provar o enorme sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau. O edifício em estilo neoclássico, com seus vitrais coloridos, é uma atração à parte, que atrai ainda mais visitantes.
Considerado o bairro mais boêmio de São Paulo, a Vila Madalena é conhecida por sua arte urbana, especialmente pelo Beco do Batman, um espaço repleto de grafites coloridos e inspiradores. O bairro também é um polo de bares, cafés, livrarias e galerias de arte, por isso, é o destino perfeito para quem busca um passeio descontraído e criativo.
Quer conhecer a cidade que nunca dorme? Viaje com a Gontijo! Com conforto e segurança, os ônibus da Gontijo levam você a um dos destinos mais eufóricos, badalados e culturais do Brasil. De uma coisa sabemos: sua viagem a São Paulo será tão especial quanto o destino.
Por isso, não perca mais tempo: organize-se, compre suas passagens em nosso site ou através do WhatsApp e aproveite a viagem para praticar o turismo de aventura e conhecer a metrópole de um jeito especial!