
O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Na dúvida sobre o que fazer em Salvador durante a baixa temporada? Nós, da Gontijo, vamos te ajudar a definir os melhores passeios e atividades na capital baiana. Do Mercado Modelo até as praias do sul e do norte, dá para montar um tour prático e divertido, para você conhecer não só as belezas naturais da cidade, mas também a história, a culinária e a cultura.
Continue a leitura com a gente e veja o que preparamos especialmente para você!
Na baixa temporada, durante os meses de abril a junho ou de agosto a novembro, os turistas têm o privilégio de conhecer Salvador com outros olhos. A cidade está mais tranquila, os preços já se estabilizaram e a movimentação não está tão cheia como nos períodos de alta.
No entanto, toda essa calmaria abre espaço para uma série de dúvidas: o que fazer em Salvador? Os pontos turísticos continuam abertos para visitação? Quando viajar? Para começo de conversa, sim, as atrações continuam vivas e especiais nos períodos mais tranquilos do ano e podem te surpreender positivamente.
O ideal é que você filtre as atividades que deseja fazer, considerando sua hospedagem, os pontos turísticos de interesse e todo o roteiro turístico. Não se limite somente às praias, pois a capital baiana conta com atrações pouco conhecidas, mas igualmente especiais.
Nossa dica para incrementar a sua experiência é: visite museus, espaços culturais, mercados regionais e faça passeios de barco ou catamarãs. Tire um dia para ver o pôr do sol na praia ou em algum mirante famoso e registre todos os momentos!
Para você montar um roteiro bacana pelas ruas de Salvador, fizemos uma lista com as atrações e com os passeios mais convidativos. Esteja em grupo de amigos ou em família, as opções valem para todos. Confira:
Rio Vermelho é conhecido como o bairro mais boêmio de Salvador, onde as pessoas curtem festas nos bares ao som de músicas ao vivo e comem o famoso acarajé nos pontos afro-baianos.
Além da vida noturna, o bairro preserva a memória de Jorge Amado e Zélia Gattai, na Casa do Rio Vermelho, um museu que coleciona imagens, vídeos, livros e projeções. Há, inclusive, o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia foram depositadas. Fãs relatam ser uma experiência única e imersiva, que mexe muito com as emoções.
Com ingressos a partir de 20 reais, os visitantes têm direito a mais de 30 horas de história, o que significa que não dá para ver tudo em um dia. Se você quer ver de perto como se encontra a casa fechada em 2002 e que agora é aberta ao público, vale dar uma passadinha.
Próximo dali, fica também a Casa de Iemanjá, um espaço dedicado para a devoção à Rainha do Mar. No dia 02 de fevereiro, turistas do Brasil inteiro entregam presentes, flores e perfumes que vão para o mar em embarcações. Há, também, exposições culturais, com toques de atabaque e orações durante todo o ano.
Localizada no centro da Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades é uma atração ecológica em Salvador. Com águas tranquilas e cristalinas, os visitantes têm acesso à praia por meio de escunas e lanchas que saem do Terminal Turístico Marítimo.
As praias mais famosas da ilha são: a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a Praia do Loreto e a Paramana. Se quiser fugir da muvuca, o recomendado é ir nos dias úteis, porque até os moradores aproveitam o cenário nos finais de semana.
Em frente ao Mercado Modelo, um dos cartões-postais mais famosos de Salvador, está o Elevador Lacerda, inaugurado em 1873. Com seus 72 metros de altura, o transporte liga a Cidade Alta e a Cidade Baixa em 20 segundos e oferece uma visão incrível do Mercado e do Forte de São Marcelo.
Por render boas fotos e momentos inesquecíveis, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. Vale a pena conhecer!
A Lagoa dos Dinossauros é um espaço atrativo para famílias com crianças. O local abriga diversos tipos de dinos em tamanho real, todos com painéis de informações para educar os pequenos e seus responsáveis.
As réplicas dos dinossauros Rex, Braquiossauro e outros emitem sons e trazem uma sensação de estar vivendo a pré-história novamente. Por isso, espere tudo desse lugar: até mesmo sustos!
Localizado no bairro Stiep, o parque oferece entrada gratuita e funciona de segunda a sábado, das 08h às 17h.
Procurando um passeio cultural? Porto dos Livros compõe a sua lista para mostrar que nem só de praias e ilhas vive Salvador. Com quase 15 mil artigos, incluindo livros, filmes, discos e CDs, o Porto está localizado na Ladeira do Porto da Barra, altura 3564, loja 2.
Além de funcionar como sebo, é um espaço cultural que conta com itens novos e réplicas. Há dois andares e os turistas têm vista para o movimento do Porto da Barra. É um ótimo lugar para desacelerar.
Se você está procurando o que fazer em Salvador, mas quer viajar na baixa temporada, viaje com segurança e economia com a Gontijo!
Com rotas diretas para Salvador, a Gontijo é referência no transporte rodoviário brasileiro. Conhecida pela pontualidade, comodidade e economia, a empresa se consolidou no mercado por prezar pela integridade física e pelo bem-estar de todos os clientes.
Quer viajar com a gente? Compre sua passagem hoje mesmo e comece a planejar sua viagem!










