
O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
De culinária o Brasil entende. Se tem algo por aqui que todos merecem experimentar são os temperos brasileiros: do azeite de dendê ao leite de coco, há infinitas maneiras de conhecer a riqueza de influências que só o nosso país pode oferecer.
Se você acha que a cozinha do Brasil pode ser considerada um patrimônio cultural, você está certo. E, neste artigo, vamos explicar o porquê. Continue a leitura e confira tudo o que precisa sobre o assunto!
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), patrimônio cultural pode ser considerado tudo aquilo que um país faz, sabe, expressa e pratica, que remete à história, à memória e à identidade de um povo.
Essa definição está descrita na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, que foi elaborada na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Paris, em 1972.
Então, de forma geral, por que a culinária brasileira pode ser considerada um patrimônio cultural? Vamos entender!
Considerando a descrição da IPHAN sobre patrimônio cultural, a culinária brasileira reflete a história, a identidade e os modos de vida do povo brasileiro.
Tudo o que sabemos hoje sobre temperos, receitas e pratos típicos vieram do encontro dos saberes indígenas, africanos e europeus, principalmente portugueses. Tanto as técnicas quanto os ingredientes e costumes desses povos se misturaram ao longo dos séculos, o que resultou na criação dos pratos que hoje são servidos no Brasil.
Então, sim, a culinária brasileira é um dos nossos patrimônios culturais mais marcantes e merece destaque!
Vale dizer, também, que ela é um dos principais motivos da popularidade do país: de acordo com o Ministério do Turismo, a gastronomia regional é patrimônio imaterial do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro.
Se quer descobrir se a culinária do Brasil é tudo isso que todos falam, aqui vai uma dica: que tal viajar entre as regiões para experimentar os pratos típicos de cada uma? Com certeza você vai se surpreender e, nós, da Gontijo, podemos ajudar!
Com mais de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, presentes em sua malha rodoviária, a Gontijo, que é referência no transporte rodoviário, conecta você de norte a sul do país.
A depender do destino escolhido para experimentar o patrimônio cultural do Brasil, levamos você até lá com segurança e economia. E tem mais: para ajudar você a escolher o destino ideal, montamos uma lista de sugestões com as cidades mais elogiadas em termos culinários. Confira:
Teria algo de errado se fizéssemos uma lista de cidades brasileiras que mais são elogiadas pelos seus pratos e não citássemos a famosa BH.
Minas Gerais, de certa forma, é reconhecida pela culinária irresistível, mas escolhemos Belo Horizonte por um motivo especial: além de ser destino de muitos turistas ao redor do mundo, de acordo com o MT, BH é conhecida como a ‘Capital dos Bares’. São mais de 24 bares por quilômetro quadrado, sendo que um dos destinos mais famosos é o Mercado Central. Isso significa que lugares para provar a culinária mineira não vão faltar.
Entre os pratos mais famosos estão: frango com quiabo, feijão-tropeiro, tutu de feijão, leitão à pururuca e feijão ao molho pardo, além do pão de queijo e do doce de leite, é claro.
Nem só de praias e belas paisagens vive a Bahia. Salvador, então, sem comentários. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar sobre o famoso vatapá, o acarajé (sem igual), o bobó de camarão e o caruru. Por mais que outras regiões do Brasil façam esses pratos, não é a mesma coisa que comer em Salvador.
Os pratos ricos em sabores africanos, indígenas e portugueses, com destaque para o azeite de dendê e a pimenta como protagonistas, são de dar água na boca. Para quem é do time dos doces, o quindim e a cocada também merecem destaque. E, se você quiser provar cada uma dessas delícias, em Salvador você encontra o Mercado Modelo, os restaurantes e os tabuleiros das baianas de acarajé.
O Rio de Janeiro também merece reconhecimento quando o assunto é culinária brasileira irresistível. Famosa principalmente pela feijoada, a Cidade Maravilhosa conta com outros pratos típicos e petiscos bem servidos. O filé à Oswaldo Aranha, o picadinho carioca e a sopa de leão veloso são só alguns dos pratos que disputam a atenção dos turistas junto com a feijoada.
O chá-mate e o biscoito Globo são ícones do Rio servidos na praia, que já viraram símbolo de presença na cidade fluminense. Não dá para conhecer as praias de Leblon, Ipanema e Copa e não comprar biscoito e mate gelado para acompanhar.
Agora que você já sabe quais são os pratos mais famosos do Brasil e onde encontrá-los, não perca mais tempo: compre sua passagem de ônibus com a Gontijo e viaje para conhecer não só a culinária irresistível de cada lugar, mas tudo que essas cidades têm para oferecer.
Como se sabe, o Brasil é abençoado por Deus, e os pratos típicos de cada região são manifestações do encontro entre natureza, cultura e criatividade do povo brasileiro. Acesse o nosso site e compre já sua passagem para o RJ, Salvador ou BH!










