O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
O clima para viajar é um dos primeiros pontos a se considerar ao organizar um roteiro, pois influencia diretamente em como você vivenciará cada destino. Escolhendo o período certo, é possível evitar contratempos, como chuvas fortes ou calor intenso, e aproveitar melhor atrações ao ar livre.
Além disso, cada cidade apresenta seu próprio ritmo, com festivais, tradições e atividades típicas que podem fazer os custos da viagem variarem bastante. Por isso, antes de definir a data da sua próxima aventura, vamos ajudar você a pensar em todos esses detalhes.
O clima e as condições meteorológicas podem influenciar sua experiência. Imagine-se, por exemplo, caminhando por ruas estreitas de paralelepípedos sob o sol escaldante do verão. A experiência pode se tornar cansativa e desconfortável.
Dias de chuvas intensas podem transformar ruas e trilhas em lamaçal, atrapalhando os passeios culturais e deixando seus calçados e roupas encharcados. Além disso, a visibilidade reduzida também pode comprometer fotos e o aproveitamento de paisagens que você gostaria de ver.
Quer conhecer pontos turísticos sem passar por perrengues? Abaixo, veja como se preparar de forma prática:
Saber das condições meteorológicas do período escolhido pode facilitar na hora de definir datas, horários e até que tipos de roupas levar na mala.
Verão, inverno, outono ou primavera? A melhor estação para planejar seu roteiro varia conforme o destino que você escolher, e o tipo de clima que preferir. Confira algumas sugestões de cidades brasileiras:
Se você quer caminhar na orla ao som das ondas do mar, os meses de dezembro a março são ótimas escolhas. Em Recife (PE), por exemplo, essa é a estação seca, com menor chance de chuva, ótimo para dar um mergulho na Praia de Boa Viagem, estender o passeio até o Pina ou seguir para Candeias.
Em regiões como Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Fortaleza (CE), o calor e a umidade exigem atenção. É importante manter-se hidratado, não esquecer de passar o protetor solar e usar itens como chapéu e óculos de sol!
Nos meses de abril e maio, é possível explorar ruas históricas de municípios como Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Goiás (GO) com mais tranquilidade. Você pode aproveitar os passeios sem sofrer com o calorão ou ser surpreendido por temporais.
Mariana, em Minas Gerais, também merece espaço no seu roteiro. O centro colonial guarda ruas de pedra, igrejas barrocas e museus que contam a história da região.
Entre setembro e novembro, as trilhas de Curitiba e Maringá (PR) se transformam com flores amarelas e lilases, criando cenários que merecem ser registrados. Não esqueça de levar a câmera para capturar cada detalhe.
Poços de Caldas também muda de cenário com a chegada da estação. Passeando pela Praça Pedro Sanches ou pelo Parque José Affonso Junqueira, você vai observar caminhos cercados por jardins bem cuidados e espaços calmos, para descansar.
Para ver a neve de pertinho, visite Gramado (RS) entre junho e agosto. Lá você pode experimentar esqui, patinação e snowboard no Snowland, parque que recria um cenário de montanha com temperatura em torno de -5°C. O mais interessante é que as atrações funcionam o ano todo, sem depender da estação.
Em regiões serranas, como Teresópolis (RJ), aproveite para provar fondues de chocolate e degustações de vinhos. Ao passear pelas ruas, você vai conferir várias apresentações de chorinho e oficinas de arte do Festival Sesc de Inverno.
Quando as temperaturas sobem, principalmente durante as férias de verão, você vai perceber que as metrópoles litorâneas ficam mais cheias e os preços de voos e hospedagem mais salgados.
Já quando os termômetros despencam, naturalmente as cidades recebem menos turistas. Apesar da chuva, vento ou frio em algumas regiões, as chances de enfrentar menos filas são maiores.
Estratégias que vão te ajudar a poupar dinheiro:
Quando for planejar seu itinerário, não pense apenas nos pontos turísticos que deseja visitar, mas também em como chegar até eles com conforto. Alguns transportes rodoviários, como os da Gontijo, oferecem ônibus climatizados, te mantendo protegido do calor ou do frio enquanto observa a paisagem pelo caminho.
Na Gontijo, você consegue escolher os melhores horários e rotas, evitando imprevistos. Compre já suas passagens.