O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Definitivamente, o que fazer em Ouro Preto não falta.
Afinal, é uma cidade que promete dias cheios de atrações para os visitantes. Com tantos pontos turísticos, cidades vizinhas perfeitas para passeios rápidos, mirantes para fotos incríveis e, claro, uma infinidade de delícias mineiras para provar, o tempo vai voar.
Se você está planejando uma visita rápida, de apenas um final de semana, é melhor focar nos principais atrativos para não se perder entre tantas igrejas, museus, minas e vilarejos charmosos.
Mas se você tiver mais tempo, aproveite para explorar a arte e a arquitetura de Ouro Preto em detalhes — não se limite apenas às fachadas. A paisagem é de tirar o fôlego, mas são os interiores das igrejas e casarões que guardam alguns dos maiores tesouros da cidade!
Veja o que fazem em Ouro Preto e descubra o que há de melhor pela terra mineira:
A Praça Tiradentes é o coração pulsante de Ouro Preto e está em uma localização central para qualquer visitante. Foi aqui que, no passado, aconteceu um dos episódios mais emblemáticos da Inconfidência Mineira, com a exposição do mártir Tiradentes.
Atualmente, a praça é um dos centros de maior movimentação da cidade, cercada por importantes atrações, incluindo o Museu da Inconfidência e a estátua de Tiradentes, além de casarões coloniais que embelezam o local.
Um exemplo impressionante do barroco brasileiro, com altares adornados em ouro e prata, sendo uma das mais ricas em ouro do Brasil. No subsolo, o Museu de Arte Sacra do Pilar oferece uma imersão no contexto histórico e artístico da igreja. Sabe aquelas coisas que deixam a gente de queixo caído? É isso.
Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é famosa por suas influências barrocas e rococós, com detalhes decorativos criados por Aleijadinho e seu pai, além de uma charmosa capela decorada com azulejos portugueses e um cemitério histórico.
Com seu estilo barroco-rococó, é outro ícone em Ouro Preto. Aleijadinho projetou sua fachada e o teto foi pintado pelo renomado Mestre Ataíde, ambos contribuindo para a importância histórica e estética da igreja.
Esta construção é uma das mais emblemáticas e não pode faltar na sua visita à cidade.
O Museu da Inconfidência Mineira foi criado para celebrar a memória dos heróis da Inconfidência Mineira e preservar sua história. O espaço exibe uma coleção de artefatos, documentos e obras que marcaram a formação do estado de Minas Gerais, além dos restos mortais dos inconfidentes, como Tiradentes.
Localizado na Praça Tiradentes, no coração do centro histórico de Ouro Preto, o museu é de fácil acesso e permite apenas fotos com celular, já que câmeras são proibidas.
Construída entre 1782 e 1784, a Casa dos Contos teve vários usos ao longo dos anos, desde esconderijo de inconfidentes até Casa de Fundição e Prefeitura.
Hoje, como Museu, guarda uma rica coleção de documentos e objetos coloniais, bem como uma impressionante coleção de moedas e cédulas que ilustram a história econômica do Brasil. O lugar oferece uma imersão na era colonial e na evolução econômica do país.
Popularmente conhecida como “Feirinha de Pedra Sabão”, essa feira é famosa pelos produtos esculpidos nesse tipo de pedra, muito utilizado por Aleijadinho em suas obras.
Com mais de 50 bancas, a feira oferece uma variedade de joias, artesanatos e esculturas que capturam a essência cultural de Ouro Preto. Se eu fosse você, dava uma passada lá para levar lembrancinhas para os amigos e para a família.
Explorar uma antiga mina de ouro deve ser uma prioridade na sua visita a Ouro Preto para mergulhar na história do lugar. A quantidade impressionante de ouro extraída em pouco tempo é fascinante, mas as condições em que os escravos trabalhavam eram deploráveis.
Nas Minas do Palácio Velho, abertas ao público em 2016, um dos primeiros e mais produtivos locais de mineração do século 18, aprende-se sobre as técnicas de extração usadas pelos escravos, a origem deles e o valor de mercado na época. Fica perto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Outras minas populares são a Mina Jeje e a Mina Chico Rei.
Se você deseja ver Ouro Preto de uma perspectiva elevada, o Mirante do Morro São Sebastião é o lugar ideal. A vista do alto é incrível e oferece uma panorâmica de quase toda a cidade. Se o tempo estiver claro, aproveite para assistir ao pôr do sol por lá. No entanto, esteja preparado para uma subida íngreme se optar por ir a pé!
Viajar para Ouro Preto de ônibus é uma excelente escolha, e o motivo é simples: conforto e praticidade. Os ônibus oferecem uma forma econômica de viajar sem abrir mão do conforto, com poltronas espaçosas e a possibilidade de relaxar durante o trajeto.
Além disso, contam com serviços adicionais, como Wi-Fi e ar condicionado, que tornam a viagem ainda mais agradável. E mais: você pode aproveitar a estrada para admirar as paisagens e já começar a se encantar com a riqueza cultural e histórica de Minas Gerais.
Chegar a Ouro Preto de ônibus também é uma experiência que vale a pena pela conveniência e pelo custo-benefício. Sem a preocupação com o trânsito ou com estacionamento, você pode relaxar e chegar ao destino revigorado e pronto para curtir tudo o que a cidade tem a oferecer. E como vimos, ela tem bastante!
Conheça Ouro Preto com a Gontijo e aproveite uma viagem confortável e sem estresse! Com ônibus modernos e bem equipados, você pode relaxar e se preparar para explorar a charmosa cidade histórica de Minas Gerais.
Entre em contato com a gente para tirar eventuais dúvidas e compre suas passagens pelo site oficial ou pelo nosso WhatsApp!