
O padrão da Gontijo é atender a todos os públicos, nossa missão é oferecer um serviço de segurança e conforto.
Conheça mais destinos com a Gontijo!
Feijoada, que apelidamos de feiju, o famoso frango com quiabo, feijão-tropeiro, galinhada, açaí com farinha, pão com mortadela, moqueca, acarajé, baião de dois, virado à paulista, coxinha… nossa, são tantos pratos típicos que mal dá para contar. A verdade é que fica impossível falar do Brasil e não citar a famosa culinária brasileira.
Independente da sua nacionalidade, você merece viver a experiência de provar os temperos do Brasil. Não importa se vai começar pelo sul ou pelo norte, o importante é começar. E quem disse que só pode ser se for de avião?
Se quer provar o gostinho dos temperos brasileiros, nós, da Gontijo, vamos te mostrar como é possível conhecer os pratos típicos de cada região do país gastando pouco. A seguir, você vai ver como e por que conhecer a nossa culinária viajando de ônibus. Confira!
A culinária brasileira é marcada por diferentes influências: indígena, africana, europeia e oriental. A diversidade de ingredientes utilizada em várias regiões do país dá o toque especial para cada prato típico. Do azeite de dendê ao leite de coco, os masterchefs brasileiros sabem bem como misturar sal, pimenta do reino, colorau, coentro e salsa. Essas combinações não podiam dar em outra: o resultado é uma receita mais deliciosa que a outra (e mais marcante também).
No norte, o uso de ingredientes tem origem amazônica, mas a influência é 100% indígena. Entre os principais pratos da região podemos destacar o tacacá, o pato no tucupi e o manjar de tapioca.
No nordeste, a influência segue sendo indígena, mas com um toque africano e português. Quem nunca ouviu falar da buchada de bode, do vatapá e das moquecas que atire a primeira pedra.
No sudeste, por sua vez, há uma mistura de ingredientes, que se voltam para a culinária portuguesa, africana e de imigrantes, como italianos, japoneses e até árabes. É nessa região que se concentram os pratos de sushi, esfirra, tutu de feijão, virado à paulista e o pão de queijo.
A região do centro-oeste também tem essa pluralidade na hora de colocar a mão na massa. Com influência da culinária indigena e portuguesa, eles ficam com destaque para o pequi, além da sopa paraguaia e da pamonha.
E, por fim, mas não menos importante, o sul tem influência riquíssima na europa (Alemanha, Itália e Espanha). Os principais pratos típicos incluem: churrasco, arroz de carreteiro, barreado, joelho de porco e paçoca de pinhão.
Pouco se sabe, mas um dos principais impulsionadores do turismo no Brasil é a culinária brasileira, de acordo com o Ministério do Turismo. Quatro cidades se destacaram e entraram para a Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria gastronômica. Entre as cidades destacadas, estão: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ).
Viajar pelo Brasil a fim de conhecer a culinária brasileira é parte da experiência. Imagina visitar Minas Gerais e não provar um pão de queijo quentinho no final da tarde. Ou, então, curtir as praias de Salvador e não se acabar no acarajé à noite. A culinária do Brasil oferece experiências que todo mundo precisa e merece viver!
Portanto, se está pensando em viajar pelo país, fica a dica: lista de lugares e restaurantes para conhecer, combinado?
Viagem é um luxo importante e necessário que envolve muito dinheiro. É preciso organizar as finanças com alguns meses de antecedência para comprar passagens, fazer reservas, passear sem se preocupar com dinheiro faltando e até para comprar lembrancinhas. Somando tudo mais o transporte e o deslocamento na cidade de destino, vai um dinheiro e tanto.
Por isso, se a ideia é aproveitar a viagem sem se preocupar com o amanhã, vale considerar alternativas mais econômicas. Por exemplo, se fizermos uma rápida comparação entre os preços da passagem de ônibus e os preços da passagem de avião, fica claro que a viagem de ônibus é muito mais em conta.
Você gasta menos e viaja com o mesmo conforto. Afinal, os ônibus de hoje foram projetados para garantir a comodidade dos passageiros. A depender do ônibus escolhido, viaja só a família, porque há somente 9 lugares nos ônibus double decker.
Vale dizer, também, que às vezes o custo da viagem de avião não compensa, principalmente se você morar próximo ao destino pretendido. Imagina pagar um preço exorbitante na passagem de avião sendo que o valor é três vezes menor em companhias rodoviárias e o trajeto é super rápido.
A melhor forma de explorar a culinária brasileira de forma econômica é, sem dúvidas, viajando de ônibus.
De norte a sul do país, a Gontijo conecta você a mais de 2000 cidades brasileiras e 18 estados, além do Distrito Federal. Se quer provar a culinária brasileira e conhecer de pertinho cada região desse país tropical, conte com a gente para viajar bem e gastar pouco.
Por aqui, oferecemos promoções exclusivas, descontos progressivos e gratuidade para diferentes públicos. Acesse o nosso site, fique de olho em nossas redes e compre sua passagem para viajar de norte a sul pelo Brasil com quem oferece praticidade, conforto e economia!










